A Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o utero internamente) fora da cavidade uterina.
A causa exata ainda esta em estudo, mas teorias sugerem que durante a mestruação as células do endometrio passariam através as trompas de Falopio para a cavidade peritoneal abdomminal onde se implatariam. Os locais mais comuns de implatação são os ovários, trompas de Falópio e superfícei externa do utero; outras teorias sugerem a alteração do sistema imunologico e mesmo uma herança genética.
Os sintomas mais comuns são desconforto abdominal, infertilidade, dor na região lombar baixa, dispaurenia( dor durante o logo após o ato sexual).
O tratamento vai depender da iadade da paciente, com o uso de analgésico par a dor moderada, a interrupção de ciclos mentruativos com ACO usados de modo continuo por seis a doze meses, medicamentos que inibe o funcionamento do ovaravios e tratamento cirurgicos que destroi todo o tecido endometrial removendo todos as lesões e restaurando amnatomicamente a pelve tanto qanto possivel.
domingo, 5 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário